TRILHO LIVRE - grupo de evasão em BTT

Jornada a Fátima
Home
O GRUPO
Travessia do Alentejo Fronteiriço
Travessia Lisboa-Évora
Os trilhos dos Montes Juntos
Por lezírias à borda d`água
A caminho do Oeste
Jornada a Fátima
Entre os muros e a pedra d´Aire
Das Chãs à pedra
Pelas faldas de Montejunto
RAID EM AUTONOMIA TOTAL
Muros quase em Covão do Feto
Por entre os muros a caminho da 1:ª grande subida
Na sombra do sobreiro antes da subida

marco de indicação em Azóia de Baixo
marco em Azóia de Baixo
mais um estradão em vias de "asfaltamento"

LOCAL de PARTIDA: Cartaxo
(largo da praça de touros, traseiras dos Correios)
Chã de Cima
espantalho em Chã de Cima
espantalho em "single speed ou o choque de tecnologias

COMO CHEGAR AO LOCAL DE PARTIDA :

de Sul: A1 até portagem do Carregado, depois seguir pela N3, passando por C.Pinheiro, Vila Nova da Rainha, Azambuja e Cruz do Campo.

de Norte: A1 até portagem de Santarém, depois seguir pela via rápida e pela N3 passando por Ponte d`Asseca, Vale de Santarém e Vila Chã de Ourique

Olhos d`água
Sobre a ponte na nascente do Alviela
Nascente do rio Alviela em Alcanena
TIPO DO PERCURSO: Rolante, trialeiro, montanhoso, técnico
DISTÂNCIA: Aprox. 95 km
DIFICULDADE : 5 em 5
LINEAR: Início no Cartaxo e final em Fátima junto ao parque 7
DURAÇÃO: 6 a 7 horas

moinhos da cumeada
moinhosdachadecima.jpg
Chã de Cima

NÃO É UMA DEMANDA ESPIRITUAL OU O PAGAMENTO DE UMA PROMESSA, APENAS UM PASSEIO AGRADÁVEL, EMBORA EXIGENTE,  QUE SE VAI TRANSFORMANDO NUM CLÁSSICO QUE ANSIAMOS SEMPRE FAZER.

Este passeio percorre geografias distintas, inicialmente e numa 1º fase, as lezírias, onde se rola por caminhos largos, fáceis e pouco acidentados,  e onde somos acompanhados por campos de cereais, vinhas, o eucaliptal, o pinhal, e algum montado.
De permeio desceremos aos pauis da vala d´Asseca e rolaremos pela antiga ferrovia que trazia o carvão das minas de Rio Maior para o Vale de Santarém.
Esta fase terminará com um esplendoroso single track que nos deixará pouco à frente da localidade  de Casais de São Brás.
 
A 2º fase do percurso começa aqui. Seguiremos, a partir deste ponto, as indicações que nos são dadas pelos marcos de cimento dispostos pelo caminho pelo Centro Nacional de Cultura (CNC).
Esta parte do percurso encerrará alguma dificuldade pois o terreno torna-se mais acidentado, dado que teremos que vencer algumas elevações onde a principal é a ascensão para a cumeada dos três moinhos já perto de Chã de Cima. A dura ascensão será no final compensada pela deslumbrante e altaneira contemplação.
Rolando, basicamente, por entre pinhal e eucaliptal utilizando estradões largos e agradáveis, ora de macadame ora de tout-venant, (tipo de terreno com alguma gravilha) chegaremos aos Olhos d`água em Alcanena.

Na 3ª parte do percurso vamos deixar as indicações dos marcos do CNC que nos intimavam a percorrer o asfalto e enveredar pelos trilhos e caminhos dispersos pela Serra de Santo António.
Será a mais bonita mas também a mais exigente etapa, não só porque nesta altura já estarão percorridos cerca de 50 quilómetros, mas também porque começaremos a transposição da Serra d`Aire onde, além da constante ascensão, esta será feita por caminhos algo pedregosos onde a abundância de pedra vai requer alguma técnica.
É , no entanto, aqui, que o encanto paisagístico é maior pois vamos rolar num labirinto de caminhos rodeados pelos muros erigidos pelos agricultores que utilizaram a pedra autóctone.
Depois de um interregno asfáltico para descermos e subirmos o vale onde se situa Minde,  retornamos aos caminhos suavemente pedregosos e aos marcos de orientação do CNC e já não faltará muito para se chegar a Fátima e ao parque nº 11, junto ao Santuário.

COMO ASSEGURAR A VOLTA AO CARTAXO:

O regresso será assegurado por cada participante, sugerindo-se:

Um grupo de 2 participantes, com 2 carros. Na véspera do passeio deixando um dos carros em Fátima. No dia do passeio deixam o 2º carro no Cartaxo de onde sairá o passeio. Acabado em Fátima regressam ao Cartaxo onde recolhem a viatura aqui deixada.

Outra opção é o participante assegurar que o deixem no Cartaxo e o recolham no final em Fátima.